A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

terça-feira, 16 de março de 2010

Wikipedia:O que é um troll? - Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipedia:O que é um troll? - Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipedia:O que é um troll?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text-x-generic.svg Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios podem representar normas difundidas ou pontos de vista de minorias. Sinta-se livre para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista.
Jimbo Wales, fundador da Wikipédia, ministrando uma palestra sobre como lidar com os Trolls.

Originalmente, trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Na Wikipédia, trolls são editores que promovem tentativas deliberadas e intencionais de perturbar as actividades de editores, administradores, desenvolvedores e outras pessoas que trabalham para criar conteúdo e ajudar a manter a Wikipédia. O trollismo é assim uma violação deliberada das regras implícitas de convivência social da internet. A sua identificação implica necessariamente um juízo de valor feito por um usuário sobre o valor da contribuição de outro usuário. Devido a isso, não é considerado mais útil do que um simples "Eu não concordo com você." por muitos usuários, que preferem concentrar-se sobre os comportamentos em vez de presumir intenções.

Trollismo não é necessariamente o mesmo que vandalismo (embora práticas de vandalismo possam ser utilizadas por trolls). Um vândalo pode ter prazer apenas em desfigurar uma página da web, insultar utilizadores aleatoriamente ou divulgar as suas opiniões pessoais de um modo inadequado. Um troll explora deliberadamente as fraquezas da natureza humana ou de uma comunidade de internautas para perturbar as pessoas.

Existem muitos tipos de usuários perturbadores que não são trolls. Os guerreiros da reversão, os guerreiros do ponto de vista neutro, usuários excêntricos, usuários rudes e vozes críticas das estruturas e processos da Wikipédia, não são trolls.

Um troll está muito mais interessado em como outras pessoas reagem às suas edições do que com os conceitos com que um wikipedista habitual se preocupa: precisão, veracidade, abrangência e qualidade global. Se um troll não obtém resposta às suas edições espúrias, então dificilmente pode ser considerado um troll feliz.

A política base em matéria de trollismo é simples: "Por favor, não alimente os trolls".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.