A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vale São Francisco

VALE_DO_SÃO_FRANCISCO - "Google Docs"




Petrolina, no Estado de Pernambuco, e Juazeiro, no Estado da Bahia, cidades vizinhas, unidas pela grande Ponte Presidente Dutra ou ponte rodoferroviária de Juazeiro, como é popularmente conhecida,  sobre o Rio São Francisco, no sertão do nordeste do Brasil.

O Rio São Francisco é a maior riqueza dessa região. Ele nasce na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, percorre 2800km, até desaguar no Oceano Atlântico, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas.

O São Francisco ou "Velho Chico", como é carinhosamente chamado, recolhe as águas em uma área de 640.000 km², formando a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil e a única totalmente brasileira, onde habitam 13 milhões de pessoas, distribuídas em 464 municípios.

O Vale do São Francisco é poderoso na geração de energia elétrica, contando com 3 barragens: Três Marias, Sobradinho e Xingó. Somente a usina hidroelétrica da barragem de Sobradinho tem uma potência instalada de 1.050.300 kw.

Ele traz riqueza por onde passa. Na região de Petrolina e Juazeiro é intensa a agricultura irrigada, com a produção de 52 tipos diferentes de frutas tropicais, destacando-se a uva, a manga, goiaba, caju, acerola, melão, atemóia, o coco, entre outras. É a região de maior produção do Brasil. Favorecidas pelo clima seco e pela irrigação controlada, tais frutas são, em sua maioria, exportadas para o mundo inteiro. O que mais chama atenção é a qualidade, tanto no sabor, quanto no aspecto e robustez dos frutos.

Que delícia entrar debaixo dos seus parreirais, colher e saborear a uva, doce como o mel, diretamente nos pés. E mais gostoso ainda é degustar os vinhos aqui produzidos em suas vinícolas.

Nessa região, colhem-se uvas de alta qualidade em todos os dias do ano, fato que não se verifica em nenhuma outra parte do mundo. A produtividade é, também, uma das maiores do mundo, com 25 ton/ha. Com isso, estimulou-se a produção de vinhos finos, cujas vinícolas operam o ano inteiro, sem interrupção. Empresários europeus e do sul do Brasil instalaram-se na região, atraídos pelo baixo custo das terras (R$ 3 mil/ha), pela alta produtividade agrícola, pela topografia e qualidade do solo, com áreas totalmente planas. A facilidade de irrigação, a abundância de mão-de-obra especializada e, principalmente, a possibilidade de se produzir uvas e vinhos o ano inteiro têm sido fatores determinantes para um número cada vez maior de empresários brasileiros e europeus instalarem-se no local, tanto na área agrícola, como na industrial. A região conta com estações americanas e holandesas que monitoram a produção de frutas e vinhos, desde o cultivo, até a parte industrial, cujos produtos são exportados para seus países. Da lavoura saem direto para o Aeroporto Internacional de Petrolina e dali para o mundo, gerando divisas para o Brasil.

Mas não é só de frutas e de vinhos que a região sobrevive. Agora Petrolina e região destacam-se, também, na produção de flores tropicais. Petrolina, juntamente com mais 8 municípios, constituem os maiores produtores de flores do Brasil.

A economia da região é vigorosa, com taxa de desemprego “zero” na agro-indústria. Cidades em que todos trabalham e, conseqüentemente, dispondo de alto índice de segurança. Caminha-se tranqüilamente por suas praças e avenidas a qualquer hora do dia, sendo notável a satisfação e simpatia do povo.

Na área da educação, Petrolina conta com 4 universidades / faculdades / cursos técnicos: 


UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, com 13 cursos superiores, dentre eles medicina, zootecnia, arqueologia, diversos cursos de engenharia e outros;
- UPE – Universidade de Pernambuco, com cursos de formação de professores em diversas áreas e cursos de graduação em enfermagem e fisioterapia;
- FACAPE - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, com cursos de comércio exterior, direito, administração, turismo e outros;
- CEFET – Centro Federal de Tecnologia de Petrolina, com 8 cursos de nível técnico em informática, zootecnia e outros, além de mais 5 cursos de nível superior voltados à produção de vinhos, fruticultura irrigada, vitivinicultura e enologia e outros em física e química.

Você pode perceber que o Vale do São Francisco destaca-se em produção de frutas e flores irrigadas, contando com o suporte técnico oferecido tanto pelas universidades, quanto pelo apoio de profissionais formados lá mesmo, cuja formação os direcionou para as riquezas agrícolas do Vale. Poucas regiões ou cidades do Brasil podem contar com esse aprimoramento. 

 
No trânsito, algo notável, só verificado em cidades americanas e européias, e em muito poucas cidades brasileiras: o respeito ao pedestre é incrível. Você coloca o pé na faixa de pedestres para atravessar uma rua e os carros e ônibus param. Este é um procedimento não praticado na maioria de nossas cidades.

Este é um dos melhores destinos brasileiros do interior nordestino para se visitar, repleto de atrações e curiosidades. E lembrando que Petrolina dispõe de aeroporto internacional, com vôos comerciais regulares. Você vai se apaixonar por Petrolina e região.

A cada dois anos, no mês de outubro, acontece a VINHUVA FEST, que em 2007 realizou-se em Lagoa Grande-PE, uma das maiores festas da uva e do vinho do Brasil, reunindo produtores, turistas, investidores. Um evento marcante na região.

Sua visita a Petrolina será mais completa e proveitosa se você puder contar com os serviços de receptivo da “Opção Turismo” de Petrolina, (e-mail nivcarvalho@hotmail.com); telefone (+55 xx  87 3862-1616), que dispõe de pessoal qualificado, falando os idiomas português, inglês, espanhol e francês, além de veículos pequenos, médios e grandes, para um atendimento de primeira qualidade aos visitantes.

Para hospedagem o destaque fica por conta do “Hotel JB” (www.jbhotel.com.br); telefone (+55 xx 87 2101-3777), e-mail (reservas@jbhotel.com.br), localizado bem no centro da cidade de Petrolina, que oferece confortáveis instalações, um café da manhã repleto de frutas tropicais e sucos naturais, restaurante localizado no terraço da cobertura do edifício, com deliciosos pratos no almoço e no jantar, além de internet em banda larga com wireless disponível aos hóspedes. O Hotel JB é uma das melhores opções de hospedagem na cidade, com pessoal atencioso, garantindo o sucesso de sua estada na região, tanto para quem vem a negócios, como para descansar e passear.

Informamos, abaixo, as músicas inseridas nesta apresentação:

- Petrolina e Juazeiro – de Jorge de Altinho, interpretada por Mastruz com Leite
- Assum Preto – de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, interpretada por Luiz Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.