A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

sábado, 30 de janeiro de 2010

O IBOPE demotucano. KKKKKKKKK

Blog do Luis Nassif - economia, política, notícias, jornalismo e opinião

30/01/2010 - 08:58
As previsões de Montenegro, do IBOPE
23 de setembro de 2009, no Valor

A população não quer mais quatro anos de PT sem Luiz Inácio Lula da Silva, avalia o presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro. Para ele, a alta popularidade do presidente República não está sendo transferida para a ministra Dilma Rousseff em grande parte devido ao desgaste do PT.
Ao comentar a pesquisa CNI/IBOPE divulgada ontem, Montenegro voltou a afirmar que a ministra não tem chance. Para ele, o eleitor cada vez mais vai ficar com o sentimento de que Dilma vencendo serão “quatro anos com as coisas ruins do PT e sem as coisas boas de Lula”.
(…)O partido não tem liderança e o Lula resolveu inventar uma pessoa. Acho que o Brasil está diferente. É difícil eleger um poste, independentemente dele [Lula] estar muito bem avaliado. Principalmente sendo uma pessoa que nunca participou de eleição que não tem voto, carisma ou simpatia.
Por isso mesmo Dilma tem de 13% a 15% das intenções de voto. Sem Lula, teria 1%. Qualquer um que Lula apoiasse teria 13% a 14% [das intenções de voto] pois é o que pode transferir. A rejeição a Dilma ter chegado a 40% significa que ela anda para trás.
Valor: O senhor acha que uma pesquisa um ano antes das eleições retrata o quadro para daqui a 12 meses?
Montenegro: Por acaso nas últimas quatro eleições presidenciais quem estava na frente um ano antes, ganhou. Isso aconteceu na segunda eleição de Fernando Henrique Cardoso e nas duas vezes em que Lula venceu.
A pesquisa mostra que Dilma está descolada do Lula no sentido negativo. Ele manteve quase intacta a aprovação e Dilma caiu quase cinco pontos percentuais. Se ela estivesse totalmente atrelada a Lula, também estaria na onda ascendente. Ele ficou com uma aprovação exuberante e ela caiu. A questão é se a população quer mais quatro anos de PT sem Lula.
As pessoas já começaram a entender que não é só Lula que faz o governo. O fato da Dilma estar caindo mostra isso.

Veja, 26 de agosto de 2009
A Dilma, em qualquer situação, teria 1% dos votos. Com o apoio de Lula, seu índice sobe para esse patamar já demonstrado pelas pesquisas, entre 15% e 20%. Esse talvez seja o teto dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.