A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hoax ou embustes



Para quem não sabe, HOAX ("embuste" numa tradução literal) são histórias fantasiosas, que contam sempre com a ignorância de seus leitores para ganhar força na Internet.
Além das correntes, dos apelos dramáticos, com temas sentimentais ou religiosos, há os que lançam falsas campanhas filantrópicas ou humanitárias.
Os autores - anônimos - de HOAX são sempre pessoas inescrupulosas, capazes de criar falsas campanhas filantrópicas e humanitárias, capazes de criar falsos apelos de ajuda: "Essa uma criancinha, cujos pais não têm meios para bancar uma cirurgia caríssima, que só pode ser realizada nos EUA e que precisa ser realizada com a maior urgência precisa da sua ajuda. Você vai deixar essa pobre criancinha morrer?"
Mais recentemente, aparecem HOAX, com caráter fortemente preconceituoso, com objetivo de insuflar ódios, provocar divisões na sociedade. O verdadeiro autor, que usa de termos aparentemente “destemidos”, “corajosos”, jamais se identifica. E não o faz não porque será perseguido, mas porque não tem como comprovar os fatos. Assim, a validade da “história” dependerá do grau de preconceito do leitor: se ele compactuar com os mesmos preconceitos, aceitará a história como verdadeira - prontamente. Se for mais experiente / menos ignorante - e não estiver mal-intencionado -, observará se existe autor, verificará se os fatos podem ser comprovados - imparcialmente - ; se não se puder contar com o testemunho de pessoas reais, considerará a “história” como realmente é: um embuste, tão falso quanto preconceituoso.




Pulhas virtuais: boatos, lendas, falsos vírus e meias verdades
O mundo das lendas e pulhas virtuais da Internet é vasto e curioso. Existem as lendas que se estabelecem em páginas da web e as que vivem a percorrer as caixas de mensagens dos usuários. Em alguns casos, uma coisa leva à outra.
À vezes, uma pessoa mais criativa e espirituosa cria uma brincadeira, uma piada, põe isso num página da web e logo a história se espalha como verdade e passa a provocar a ira dos defensores disso e daquilo.
O texto da mensagem de alerta sobre a música Aserehe (ou Aserejé) é ridículo, não encontra nenhuma sustentação mas chegou a impressionar muita gente.
Há os casos de piadas envolvendo um termo científico como o monóxido de dihidrogênio, substância também conhecida como ácido hidroxílico e que o vulgo insiste em chamar de água. Essa terrível substância, de efeitos devastadores sobre o meio ambiente, estaria em vias de produzir uma hecatombe mundial e extinguir a vida sobre a face da terra.
O caso da água, perdão, do monóxido de dihidrogênio é típico da meia-verdade, e meia-mentira, muito comuns nessas lendas. Os riscos e perigos mencionados na mensagem são reais: erosão, queimaduras na pele, oxidação de metais.
O fato de a mensagem conter um termo complicado, uma palavra desconhecida ou mesmo inventada garante a ela o passaporte para as caixas de mensagens de meio mundo. A prolifermilonema, suposta substância alucinógena, deixa resíduos nas narinas de suas vítimas e, segundo o doutor Fulano de Tal, pode provocar a morte. Nenhum dois existe: nem a substância nem o doutor.
O Fenofinol Ameído e o Voliteral, substâncias inexistentes, causariam doenças nos consumidores de refrigerante.
Verdade ou mentira?
Diante dessa mistura de mentiras, meias-verdades (e meias-mentiras) e coisas reais às vezes fica difícil saber o que é falso e o que é verdadeiro. A profusão de mensagens de falsos alertas é tal que às vezes uma coisa verídica é tomada como suspeita ou falsa e vem a pergunta:
Afinal de contas, a Fenilpropanolamina foi proibida? Essa tal "carta social" existe? E as fotos de Rachel Whitear são verdadeiras? Veja o quadro Verdades.
Falsos vírus
Desmascarar essas lendas e pulhas virtuais é um pouco mais fácil quando a mensagem anuncia um falso vírus, pois ele é sempre destruidor: o mais terrível e devastador de todos. Apaga o HD ou o reparte em pedaços, "come" as informações e destrói o computador, destrói a zero os setores do disco rígido e jamais se descobriu o antivírus adequado. Além disso, o tal vírus apareceu "ontem" ou "na semana passada" e a AOL, a Microsoft, a INTEL e a CNN já confirmaram a sua periculosidade.
Mesmo sendo falsos, esses vírus inexistentes provocam riscos e prejuízos. O custo de perder tempo dando atenção a lixo e de apagar e ter de repor os arquivos jdbgmgr.exe e sulfnbk.exe, por exemplo. E o risco de confundir falsos vírus com vírus verdadeiros, deixar-se contaminar e aí os prejuízos podem ser elevados.
Os comentários contidos nestas páginas destinam-se a prevenir maiores prejuízos e também a tentar despertar uma consciência crítica para se evitar a dar crédito, de imediato, a tudo o que aparece na Internet.
Nesta versão, além das análises dos falsos vírus, das lendas e dos boatos estão presentes mais duas categorias: verdades e meias-verdades/meias-mentiras.
Um aviso aos que têm o hábito de passar adiante mensagens desse tipo: a credibilidade de quem passa tais mensagens adiante fica comprometida.
Em uma lista de negócios que eu assino, vi a seguinte mensagem destinada a um dos participantes que havia postado mensagem contendo um desses boatos: "Não foi você que enviou aquela história sobre ...
Verdades
Impressoras tagarelas. Códigos dissimulados impressos nas páginas coloridas informam data e hora da impressão e mais o número de série da impressora laser ou jato de tinta.
O Projeto de Lei 5476/2001 existe e propõe o cancelamento da assinatura do telefone fixo.
Poupança fraterna. Deputado apresenta projeto estabelecendo limite máximo de consumo para o brasileiro.
Mensagem subliminar no comercial da cerveja Schin. Parece ter sido uma brincaderia, algo como os 'ovos de páscoa' que os programadores de computador costumam fazer.
Não prenda o telefone no ombro com a cabeça. Psiquiatra francês passou uma hora ao telefone prendendo o fone entre o ombro e a cabeça. Sofreu derrame, perdeu, temporariamente a visão do olho esquerdo e teve problemas de fala.
Jacqueline Saburido. Na cidade de Austin, Texas - EUA, motorista bêbado provoca acidente e desfigura uma jovem venezuelana.
Condoleezza Rice era o nome de um petroleiro (oil tanker) assim denominado pela Chevron Corporation em homenagem à fiel funcionária nomeada, por George W. Bush, Conselheira de Segurança Nacional dos EUA.
Obrigado, presidente Bush, por Paulo Coelho. No dia 17 de março de 2003, o prestigiado escritor brasileiro Paulo Coelho publicou, no jornal Le Monde, artigo criticando a invasão do Iraque que viria a ocorrer dois dias depois.
Nigerianos condenados à morte por apedrejamento: a Sharia (ou Charia), lei islâmica, condena adúlteros à morte por apedrejamento e os ladrões têm as mãos amputadas.
Todos os sites acima pertencem a um mesmo grupo, são hospedados em um mesmo provedor e são da cidade de Seattle - WA, Estados Unidos.
Cada vez que o visitante clica no botão clikc daily, click every day ou semelhante, surge página com mensagens publicitárias.
O site destina 75% da renda da publicidade vendida para a finalidade indicada: apoio a crianças carentes, resgate de animais, defesa das florestas tropicais, doação de alimentos ou exames gratuitos de mamografia.
Mas se você quer fazer uma doação, não deixe de ir até os saites:
São brasileiros e não lhe custa nada uma visita.
O vírus Bugbear existe e é perigoso.
A borra de café é uma solução caseira no combate ao Aedes aegypti e à dengue. Mas veja a dosagem.
A proibição da fenilpropanolamina (e não fenilpropalamina como diz a mensagem em circulação). Resolução da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária de 8 de novembro de 2000 e publicada no DOU de 10/11/2000 proíbe "... a fabricação, a distribuição, a comercialização/ venda e a dispensação dos medicamentos que contenham em sua fórmula, isolada ou associada, a substância FENILPROPANOLAMINA e seus sais.
As fotos de Rachel Whitear, vítima de overdose de heroína. Os sites da BBC, The Observer e DrugScope apresentam o caso como verdadeiro.
Aquisição de medicamentos importados. A Fundação Rubem Berta - FRB, em parceria com a Varig, recebe encomendas para compra de medicamentos não fabricados no Brasil . Ao visitar a página da FRB, clique na imagem Serviço Humanitário de Medicamentos e você vai encontrar as Premissas e Procedimentos do serviço. Com a falência da Varig, as coisa mudaram.
A carta social é um Serviço Postal prestado pela ECT com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços postais das camadas menos favorecidas de nossa população.
O golpe dos nigerianos, a fraude da antecipação de pagamentos. Além da Nigéria outros países são mencionados: Afeganistão, África do Sul, Benin, Congo, Costa do Marfim, Ghana, Serra Leoa e Zimbábue.
As loterias Global Crossingsa da África do Sul e a Simunye South African Lottery e a holandesa EUROLITE BV são variantes desse golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.