A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

sábado, 8 de maio de 2010

O metalúrgico e o marinheiro: com Lula, indústria naval renasce e João Cândido vira nome de navio - Escrevinhador

Quando o estaleiro Atlântico Sul, criado em 2005 e localizado no Porto de Suape, em Pernambuco, anunciou que iria construir um navio petroleiro, muitos duvidaram e disseram que a missão era impossível. A indústria naval brasileira estava ressurgindo após anos de abandono e a última embarcação do tipo havia sido entregue no País em 1997. Hoje, no entanto, o “impossível” se tornou realidade: o estaleiro pernambucano lançou o primeiro navio petroleiro do País em 13 anos em cerimônia realizada no Porto de Suape com a participação do presidente Lula, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e autoridades locais. O navio fará parte da frota da Transpetro.
Lula afirmou estar orgulhoso por ver o projeto concluído e também por ver a cara de felicidade dos trabalhadores do estaleiro. Lembrou que ao ser eleito, afirmou que iria primeiro fazer o necessário, depois o possível e quando terminasse seu governo, o impossível.
E aconteceu exatamente isso: construir esse navio era tido por alguns especialistas do outro lado como impossível.
O metalúrgico e o marinheiro: com Lula, indústria naval renasce e João Cândido vira nome de navio
publicada sexta, 07/05/2010 às 18:47 e atualizada sexta, 07/05/2010 às 21:42 | Comentários 5 Comentários
O governo Lula marca pontos, e ajuda a (des) travar o bom debate político no Brasil, quando assume posições como essa: batizou o primeiro navio montado no Brasil, depois de 13 anos, com o nome de João Cândido - o herói da Revolta da Chibata.
Cândido liderou a revolta contra os castigos corporais na Marinha, em 1910. A Marinha até hoje não o reconhece como um herói. O governo Lula já havia inaugurado um monumento para Cândido, no antigo cais do Rio. A ausência de um monumento era o mote para uma das músicas mais bonitas da história da MPB: "O Almirante Negro" - de João Bosco e Aldir Blanc (este último, certamente, um dos dez maiores letristas da nossa riquíssima música popular). Se tiver interesse em saber mais, clique aqui - http://www.rodrigovianna.com.br/brava-gente/as-pedras-do-cais-ja-nao-sao-o-unico-monumento-para-o-almirante-negro.
Com o nome do marinheiro no casco do navio, Lula politizou (no bom sentido, da grande Política) um debate que poderia ser puramente econômico.
E, aliás, trata-se economicamente de um salto gigantesco. Leia mais aqui, no blog da Petrobrás - http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=22562.
O petroleiro João Cândido significa que a a indústria naval renasceu, hoje, em Pernambuco. É o Estado (nacional) cumprindo o papel de indutor do desenvolvimento.
Tudo ao contrário do que os tucanos fizeram no Brasil! Por isso, não adianta Serra jogar na confusão, e dizer que vai convidar o PT para seu governo - he, he.
Os tucanos acham que o povão é burro!
Os tucanos liquidaram a indústria naval. E queriam liquidar a Petrobras (tentaram até mudar o nome da empresa para Petrobrax - assim, quem sabe, os gringos teriam mais interesse em comprá-la).
Agora, a Petrobrás voltou a encomendar navios no Brasil. E - com isso - fez renascer os estaleiros nacionais. Mais que isso: a indústria naval agora tem um pé no Nordeste!
Só isso já seria um fato marcante. A se comemorar.
Podemos comemorar também o fato de o Brasil agora ter navio com nome de marinheiro. Antes, eram só almirantes.
Nada contra os almirantes. Mas é bom ver o Estado brasileiro romper a tradição estamental.
O Estado hoje não pertence só à Casa Grande.
Trata-se de um fato emocionante. Tão emocionante como a música de Bosco e Aldir -http://www.youtube.com/watch?v=f9c7sY5TNTQ.
Comentários 5 Comentários | Comentar!
Che Silva comentou em 07/05/2010 às 21:31
Emocionante. Que postagem! Parabéns!
antonio gomes comentou em 07/05/2010 às 21:11
Ah!!!!se nos tivessemos uns 20 Lulas para terminar toda obra deste brasileiro fantastico,surgido la dos cafundos de Pernambuco para encher de orgulho todo povo brasileiro.Quem diz que DEUS nao e brasileiro se engana muitissimo.So ELE pra mandar essa figura impar e fazer renascer o meu pais.
Marco Aurélio Mello/Garanhuns - PE comentou em 07/05/2010 às 20:50
Trata-se de um resgate histórico não só no sentido de recuperar a indústria naval, mas de fazer justiça a um líder nacional esquecido, por ser negro e por ter se rebelado contra os comandantes brancos de olhos azuis. João Cândido teve a coragem de, no início do século passado, liderar uma revolta contra os castigos físicos impostos pelos comandantes da Marinha aos seus subordinados, na maioria negros. Lula sinaliza com a homenagem para um país com menos desigualdades, não só econômicas, mas tabém raciais. Outro simbolismo importante nesta solenidade de lançamento do navio ao mar foi a escolha da madrinha da embarcação. Uma pessoa simples, do povo, funcionária do estaleiro Atlântico Sul e negra. Nada de personalidades, autoridades ou famosos. Quebra-se mais um paradígma. O governo Lula sinaliza para o Brasil que sempre sonhamos e que agora começa a se tornar real.


Mentira
O Brasil ajudar país de primeiro mundo?

Brasil anuncia ajuda à Grécia contra crise da dívida
Escalada do "Jornal Nacional":
O medo de volta a Nova York. Times Square é isolada devido a pacotes deixados na calçada.
A ajuda da Alemanha e de mais quatro países à Grécia não acalma o mercado financeiro.
O aumento da inflação atinge os brasileiros mais pobres com o preço da comida.
A diferença dos lixões das nossas cidades e dos aterros sanitários projetados.
No Golfo do México, todos os esforços para controlar o desastre ambiental do vazamento de óleo.
Grávidas são convocadas para se vacinar amanhã contra a gripe.
A 35 dias da Copa do Mundo, a Taça Fifa dá início a um passeio pela África do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.