A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Carl Orff - O Fortuna



O Fortuna   Ó Fortuna

Fortuna imperatrix mundi   Fortuna impreatriz do mundo
O fortuna   Ó fortuna
Velut luna   Como a lua
Statu variabilis, Variável,
Semper crescis   Sempre crescendo
Aut decrescis;   E minguando
Vita detestabilis   Vida odiosa
Nunc obdurat   Primeiro oprime
Et tunc curat   Então alivia
Ludo mentis aciem,   A mente só por diversão,
Egestatem,   Pobreza
Potestatem   Poder
Dissolvit ut glaciem.   Derretem como gelo

Sors immanis   Destino - monstruoso
Et inanis,   E vazio
Rota tu volubilis,   Roda da sorte,
Status malus,   Tu és malevolente
Vana salus   Bondade em vão
Semper dissolubilis,   Que sempre não leva à nada,
Obumbrata   Obscura
Et velata   E coberta
Michi quoque niteris;   Você também me amaldiçoou;
Nunc per ludum   E agora no jogo
Dorsum nudum   Eu trago minhas costa nuas
Fero tui sceleris.   À tua vilania


Sors salutis   O destino está contra
Et virtutis   Minha saúde
Michi nunc contraria,   E virtude,
Est affectus Dás
Et defectus   E tira
Semper in angaria.   Sempre escravizando
Hac in hora   Então agora
Sine mora   Sem demora
Cordum pulsum tangite;   Puxe essa corda vibrante;
Quod per sortem   Já que o destino
Sternit fortem,   Extermina o forte,
Mecum omnes plangite!   Chorem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vosso email. Por favor.