A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

sábado, 17 de outubro de 2009

Comente. Para discussão

Até que ponto e por quanto a indústria de fofoca se vende? Com base nessa pergunta, Chris Atkins ligou a câmera e conseguiu constatar o pior. O filme Starsuckers ainda não tem data de estreia, mas certamente por seu teor altamente inflamável não lhe faltará publicidade espontânea.
Saiba mais sobre filmes que vêm por aí
Seguindo uma linha bem semelhante a de Morgan Spurlock, diretor e personagem principal do documentário Super Size Me, Atkins decidiu ir a fundo em um dos maiores e mais lucrativos vícios do mundo contemporâneo: a fama e, com ela, a fofoca em larga escala.
Para testar os limites de seu objeto de pesquisa, o diretor e sua equipe resolveram passar um tempo "plantando informações" que chegaram, várias vezes, a serem publicadas como verdade em sites cujo conteúdo é replicado por toda a internet. Fatos inexistentes criados por Atkins, relacionados às cantoras Avril Lavigne, Amy Winehouse e ao diretor Guy Ritchie, foram publicados por sites como Daily Express, The Sun e Daily Star.
O diretor foi ainda mais longe e ligou para quatro grandes meios de comunicação dizendo ter informações confidenciais sobre plásticas em celebridades. Jornais como o Sunday Mirror, News of the World e a revista People caíram na história e foram conversar com Atkins, que filmou tudo.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Atkins afirmou que uma das intenções era saber "quanto de real jornalismo" havia em todas aquelas informações que ele via dominar os meios de comunicação.
O mesmo cineasta é autor do filme Taking Liberties (2007), uma coleção de histórias que refletem o legado antiterror deixado por Tony Blair para a sociedade inglesa.

Um comentário:

  1. é o que acontece com o brasil hoje com a politica a imprensa é fofoqueira e partidária

    ResponderExcluir

Vosso email. Por favor.