DEM: as cotas, as negras e o estupro ´consensual´ - Escrevinhador: "DEM: as cotas, as negras e o estupro ´consensual´
publicada quinta, 04/03/2010 às 13:28 e atualizado quinta, 04/03/2010 às 13:43 | Comentários 0 Comentários
Demóstenes Torres e o DEM querem preservar nossas melhores tradições
O DEM não anda numa fase boa.
O único governador eleito em 2006 - Arruda - está preso, e dizem que fez um dossiê contra outras lideranças do partido.Seriam os 'Cadernos do Cárcere' de Arruda - obra a revelar os bastidores de campanhas passadas, irrigadas com fartos recursos vindos da capital federal.
O prefeito de São Paulo - Kassab - move-se no pântano das enchentes, e sofre ameça de perder o mandato por irregularidades nas doações eleitorais.
Ah, mas restam as grandes lideranças no Congresso: Demóstenes Torres, Caiado... Destemidos defensores dos bons costumes, eles pregam o rompimento com Arruda, Paulo Octavio... Não compactuam com a corrupa! Isso me emociona, confesso. Uma emoção que me leva ao riso.
Mas o humor dá lugar à azia quando leio a reportagem de Laura Capriglione, na 'Folha'. Laura é o melhor exemplo de que as críticas que podemos fazer à (ex) grande imprensa não devem nos impedir de reconhecer o óbvio: há exceções! Há repórteres que se aproveitam das frestas da (ex) grande imprensa, e conseguem fazer um jornalismo crítico, didático, a mostrar como operam as elites brasileiras.
Laura Capriglione conta-nos como Demóstenes - o probo senador do DEM - referiu-se à Escravidão e à miscigenação, num debate sobre as cotas raciais nas universidades.
Vocês sabem: Demóstenes e o DEM alinham-se com aqueles que consideram as cotas um atentado contra as liberdades. Essa é a tradição de nosso liberais. No século XIX, muitos se diziam 'liberais' no Brasil, e em nome do liberalismo opunham-se ao fim da Escravidão - porque isso significaria um 'grave atentado contra o direito à propriedade'.
Os liberais não queriam a liberdade dos escravos. Os liberais lutavam pela 'liberdade' de ter escravos. Em nome do sagrado direito à propriedade!
Demóstenes e o DEM são representantes dessa 'tradição' do pensamento (!) brasileiro. Por isso, querem o fim das cotas na universidades!
Normalmente, os defensores dessa tradição costumam dizer que cotas contrariam o caráter cordial de nossa nação - que é miscigenada e bonita por natureza.
Demóstenes foi um pouco mais longe. Vejam o que ele disse, de acordo com o texto da Laura Capriglione:
'Nós temos uma história tão bonita de miscigenação... [Fala-se que] as negras foram estupradas no Brasil. [Fala-se que] a miscigenação deu-se no Brasil pelo estupro. [Fala-se que] foi algo forçado. Gilberto Freyre, que é hoje renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual.'
As referências à história 'tão bonita' da miscigenação brasileira, ao negro traficante de mão de obra negra, o democrata usou para argumentar contra as cotas raciais, já adotadas em 68 instituições de ensino superior em todo o país, estaduais e federais. Desde 2003, cerca de 52 mil alunos já se formaram tendo ingressado na faculdade como cotistas.'
O texto completo da reportagem está aqui - http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u702198.shtml"
A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário
quinta-feira, 4 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vosso email. Por favor.