Fábula brasileira: Branca de neve e os sete anões | Conversa Afiada: "Fábula brasileira: Branca de neve e os sete anões
Na foto, a confraternização
BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES
É atual, não “era uma vez”, é hoje existem o DEM-PSDB-PPS. Aí você vê todo dia na imprensa brasileira (direitista e monopolista) uns sujeitos que fazem da política profissão (passa de pai para filho, para neto… e enricam na política). Observando bem, no Senado, na Câmara dos Deputados Federais e nos Governos estaduais, está lá o grupo que inspirou este quadro dos Irmãos Grimm. De fora o Tasso jereissati do Ceará, mas que pode ser qualquer um dos SETE:
RAINHA MALVADA é Yeda Crucius, do PSDB/RS, envolvida até a medula em atos de corrupção. Todo dia se pergunta no espelho mágico: “Espelho, espelho meu, há uma governadora mais corrupta do que eu?” E o espelho é fiel: “-Não!”
MESTRE – Roberto Freire (PPS) sempre dando lição de moral. É nata dos políticos. O mais puro. Mais honesto. Sofre, porém, de amnésia: juntou-se ao DEM e ao PSDB. Que é isso Mestre?
ATCHIM – Flecha Ribeiro (PSDB) seu nariz tem o desenho de alguém que vive espirrando. É o mais fraco Senador: emite opinião dos outros, nenhuma sua.
SONECA – Papaleu Paes (DEM) seu rosto aparece igualzinho, toda hora: com orelhas. Ou dorme muito ou não dorme nada. Reclama da vida que dá pena.
FELIZ – Sérgio Guerra (PSDB) fala com um ar de riso que é uma beleza. Sua fala já é conhecida. Prolixo e não diz nada. Mas rir… fingindo, fingindo. É um cara de pau.
DENGOSO – Arthur Virgílio (PSDB) aparece para defender os amigos, demonstrando que foram injustiçados: procura alguém para enredar é o STF, o STE, a Corregedoria do Senado… o Bispo… Se preciso, vai até o Papa se queixar.
ZANGADO – Jarbas Vasconcelos (destoa porque pertence ao PMDB), mas diga-me aquele que for capaz: já viu o senador pernambucano sem aquela cara de zangado, responsável demais, parecendo que sofre de úlcera gástrica? Ranzinza. Sisudo. Carrancudo.
CAVILOSO (ou chorão) – Zé Agripino. Não chora, literalmente. Mas preste a atenção: sobrancelhas arqueadas, encoberta pelos óculos, parece chorar constantemente. Depois que Dilma lhe respondeu, naquela CPI, sobre a prisão da Ministra quando era jovem, nunca mais o Senador Potiguar foi o mesmo. Sendo eu, no lugar dele, teria renunciado.
BRANCA DE NEVE – É o jeito: mas aqui um homem vai se passar por ela. Pirilo, sempre arrumadinho, bem penteado. Quando assume a presidência do Senado faz tudo o que os Democratas e Pessedebistas querem. É bonzinho, feito Branca de Neve. Falta comer a maçã, depois que descobriram que está envolvido em vários processos…
PRÍNCIPE – José Serra. Tem que salvar Branca de Neve e os sete anões. Como está debaixo dágua e lama em seu Estado, fica difícil cavalgar em busca da princesa. O tempo passa e parece que essa estória termina assim: Arruda na cadeia e os anões com a Bruxa sem ter para onde ir… Serra submerge nas águas das ruas de São Paulo, basta neblinar novamente."
A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vosso email. Por favor.