Blog do Fernando Rodrigues - UOL Notícias: "08h37 - 22/11/2009
Deputados usam empresas fantasmas, mas quem teve ideia dessa caixa preta foi o tucano Aécio Neves
Reportagem hoje na Folha mostra uma doença grave no Poder Legislativo federal: o uso secreto de verbas indenizatórias. Os repórteres Alan Gripp e Ranier Bragon informam que empresas com endereços inexistentes são beneficiárias de verba indenizatória de R$ 15 mil. Aqui, um resumo na Folha Online. Aqui, a íntegra para assinantes do UOL e da Folha.
Mas o importante é dizer também como tudo isso começou: foi em 2001, quando o então deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) precisava agradar sua base na Câmara. Foi Aécio o criador desse monstrengo chamado 'verba indenizatória'. A seguir, texto de hoje na Folha relatando como tudo se passou:
Caixa-preta foi criada por Aécio Neves em 2001
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A verba indenizatória é criação de Aécio Neves, tucano que hoje ocupa o cargo de governador de Minas Gerais. Quando era presidente da Câmara, há quase uma década, encontrou uma forma engenhosa de dar aumento de salário aos deputados sem ficar com o desgaste por conta desse ato: inventou um benefício quase secreto e indireto.
Em 5 de abril de 2001, Aécio assinou ato criando uma verba indenizatória mensal de até R$ 7.000 por mês. O uso desse dinheiro era flexível, bastando apresentar uma nota fiscal e alegar que a despesa era relacionada 'ao exercício do mandato'."
A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário
domingo, 22 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vosso email. Por favor.