A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Martires Petrolinenses

Na manhã do dia 27 de maio de 1974, Rui foi preso, na Feira de Petrolina, por três policias armados de revólveres que o espancaram, o ameaçaram de morte, o algemaram e, contra sua reação e dos companheiros da feira que vieram em sua defesa, foi jogado no porta-malas de uma camioneta negra

Macho Alfa - Tudo o que passa pela cabeça dos homens

Macho Alfa - Tudo o que passa pela cabeça dos homens

domingo, 26 de julho de 2009

Sociobiologia e Psicanalise

Virou moda entre sociobiólogos, psicólogos evolucionistas, etc. a mania de conceber todo o comportamento humano como "comportamento geneticamente programado para a máxima propagação dos genes", de modo que, para enquadrar em seus esquemas comportamentos tais como o altruísmo inter-específico (a defesa do mico-leão dourado e de outras espécies à beira da extinção), a atividade artística e o suicídio, esses teóricos lançam mão de enunciados "ad hoc", isto é, usam o artifício que Popper atribuiu aos marxistas e aos psicanalistas: o recurso permanente a argumentos "ad hoc" irrefutáveis (os fatos os confirmam sempre). Ora, já que se utilizam desta "artimanha anticientífica", por que as comunidades céticas não incluem tais doutrinas no rol das pseudociências e das "falcatruas", ao lado da astrologia e da numerologia?
Sobre isso, escreveu Marcel Blanc (Os Herdeiros de Darwin; Ed. Scritta; pág. 202): "É certo que a sociobiologia humana apresenta defeitos evidentes. E a maior parte dos críticos ( Kitcher, Lewontin, entre outros) sublinharam a maneira `cavalheiresca' com que os sociobiólogos falam dos determinismos genéticos do comportamento humano. Eles não têm, na maioria das vezes, nenhuma prova direta de que este ou aquele comportamento examinado é determinado geneticamente. Apenas postulam-no por uma necessidade da teoria. Por exemplo, se a guerra intertribal permite a um grupo propagar seus genes de modo mais eficaz (após o extermínio do grupo rival), então deve haver genes da guerra da conquista.
Postula a sociobiologia aplicada à sociedade humana um férreo "determinismo genético" do comportamento humano, do mesmo modo que Freud defendeu a existência de um "determinismo psíquico". Mas semelhança entre essas duas "doutrinas" vai mais longe: os sociobiologistas afirmam que todo comportamento, tanto na formiga quanto no homem, é precedido por complicados cálculos que o indivíduo realiza "inconscientemente" para se certificar de que o comportamento em questão realmente contribui para a máxima propagação dos genes, sendo que alguns desses pensamentos "inconscientes" pressupõem um vasto, profundo e erudito conhecimento de genética que só Wilson e Dawkins possuem. Por exemplo: para que um indivíduo "X" arrisque sua vida para salvar a de um outro indivíduo "Y" da sua espécie, antes ele tem que calcular: a) o grau de parentesco entre X e Y; b) o número de descendentes possível que X ainda pode gerar; c) o número de descendentes possível que Y pode vir a ter; d) se a prole futura de Y, o indivíduo em perigo, é provavelmente maior que a de X (vamos supor, 3 para 1), X ainda terá que se certificar de que os 3 prováveis filhos de Y propagarão mais genes de X do que o único filho que X ainda pode gerar. Calculozinhos complicados, não? E todos eles realizados inconscientemente, numa velocidade que deixa na poeira o "deep blue", aquele supercomputador enxadrista que derrotou o Gary Kasparov. Brabo! Dentre todos os psicanalistas, o meu é o que tem a imaginação mais fértil. Mesmo assim, seu poder imaginativo é muito inferior ao desses psicólogos evolucionistas.
Sobre essas coincidências entre a psicanálise e a "nova ciência da psicologia evolucionista", Robert Wright, autor do livro "O Animal Moral", escreveu o seguinte: "A exemplo do neo-darwinismo, o pensamento freudiano descobre espertos propósitos inconscientes em nossos atos mais inocentes. E a exemplo do neo-darwinismo, ele vê uma essência animal no cerne do nosso inconsciente. Tampouco são apenas essas duas noções que os pensamentos freudiano e darwinista têm em comum. Apesar de todas as críticas que atraiu nas últimas décadas, o freudianismo continua a ser o paradigma comportamental mais influente – acadêmica, moral e espiritualmente – de nosso tempo. E é a essa posição que o novo paradigma darwinista aspira." (pág. 274)
Mas, de um outro ponto de vista, psicanálise e psicologia evolucionista também podem ser consideradas irmãs xifópagas: o ponto de vista da epistemologia popperiana. Com efeito, se os principais enunciados da psicanálise não são falseáveis, a maioria das crenças dos psicólogos evolucionistas também não o são, pois não há comportamento humano que não seja compatível com as idéias subjacentes à psicologia evolucionista. E, sendo assim, essas idéias, tal como as idéias psicanalíticas, não equivalem a uma teoria científica, segundo Popper. Mas ela (a psicologia evolucionista) pretende erigir-se a condição de novo paradigma, destronando de uma vez para sempre o freudismo. Se a asserção de Freud de que "as guerras fratricidas são as mais encarniçadas" for verdadeira...
Nesta guerra, porém, Freud tem uma vantagem sobre Wilson: Freud é(era) um darwinista. Significa que a psicanálise pode muito bem utilizar os argumentos da psicologia evolucionista (darwinista) em seu proveito. Tal como um judoca, Freud pode levar Wilson & Cia. à lona valendo-se da sua força somada à força do oponente.
A sociobiologia encerra algumas verdades. Não é uma ambigüidade. A sociobiologia aplicada à sociedade humana avançaria muito se considerasse a tese de que a maior vantagem seletiva do homem é a "adaptabilidade", ou seja, a capacidade de se adaptar aos mais diversos ambientes e a diferentes modos de vida, o que pressupõe um comportamento determinado em muito maior escala por informações extra-genéticas, adquiridas por meio da atividade prático-cognitiva do indivíduo e propagáveis mediante mecanismos tais como a linguagem, muito mais do que por informações diretamente armazenadas nos genes, transmitidas via intercurso sexual e sujeitas ao acaso das mutações.
As ações humanas, longe de serem comportamentos reflexos, "obedecem a um determinismo particular, o do mundo dos valores" (Philip Kitcher, "Vaulting Ambition"), de sorte que, se o mecanismo darwiniano da seleção natural ainda opera no âmbito da espécie humana, o que ele seleciona são "sistemas de valores" (nada a ver com "memes") e não tanto genes. A sociobiologia humana sairia lucrando, também, se fosse um pouco mais cética com relação à tese do "gene egoísta" (e, por extenção, a do "meme egocêntrico") de Richard Dawkins, ou seja, à idéia de que a seleção natural opera a triagem dos genes, e não dos indivíduos. Eu, particularmente, que vos falo de dentro deste poço profundo que é a minha condição de autoditata, ainda prefiro a tese mais ortodoxa segundo a qual os genes mutam, os indivíduos são selecionados e as espécies evoluem. Presumo que a validade dessa teoria (a do gene egoísta) esteja circunscrita a um período muito remoto, anterior mesmo ao surgimento das bactérias, quando somente existiam macromoléculas nuas de RNA replicando-se freneticamente nas lagunas quentes ou nas proximidades das nascentes hidrotérmicas submarinas.
A sociobiologia, para progredir, deve também levar em conta algumas idéias dos darwinistas "heréticos" Motoo Kimura e Stephen Gould, isto é, a idéia segundo a qual algumas características fenotípicas e comportamentos não são diretamente selecionados. Vale dizer: "1) Os organismos são sistemas integrados e uma mudança numa das suas partes pode levar a modificações não adaptativas de outras características (`correlação de crescimento', nas palavras de Darwin); 2) Um órgão construído para um papel específico sob a influência da seleção pode ser capaz, em conseqüência da sua estrutura, de desempenhar também muitas outras funções não selecionadas." (S. J. Gould; O Polegar do Panda; Gradiva; pág. 55.)
E, por fim, a sociobiologia humana bem que poderia incorporar em seus esquemas o fenômeno da neotenia. Por meio desse fenômeno biológico muito interessante, a guerra entre irmãos inimigos (psicanálise "versus" psicologia evolucionista) pode muito bem se transformar num fraterno diálogo. Extraí do Dicionário de Termos Psiquiátricos, de Isaac Mielnik (ed. Roca, pp. 192/192), a seguinte definição de neotenia:
"Neotenia. Princípio da. Considera as características físicas do adulto humano homólogas às do feto ou animal jovem. Acredita-se que o conceito de neotenia, embora aplicável a certas características físicas, possa explicar também elementos de conduta. Roheim, e mais recentemente Weyl, aplicaram este princípio à teoria psicodinâmica do comportamento, considerando alguns aspectos do dispositivo instintivo (id) que possam derivar de características do comportamento do animal jovem. Assim, a continuidade da motivação do processo reprodutivo humano, sem o caráter cíclico observado nos animais adultos, seria comparável ao impulso contínuo do comportamento filial de animais jovens, como conseqüência do princípio da neotenia. O adulto humano teria que aplicar um dispositivo especial para reprimir os padrões arcaicos do comportamento sexual. Seria a base biológica da repressão primária ou primal mediante a qual a criança supera o uso de atividades orais e anais como sistema de relacionamento com a pessoa que ama e as substitui por atividades genitais e espirituais sublimadas.

O Darwinismo e a psicanálise

O mundo nunca foi mais o mesmo depois de Charles Darwin. Até a publicação de seu livro fundamental, “A origem das espécies”, vigorava a noção de que a espécie humana surgira na Terra por obra divina e que, portanto, não haveria correlação alguma entre o homem e os animais.

Pela teoria da seleção natural, inconteste, Darwin situou o homem no reino animal. Seus achados nos fornecem fundamentos para conceber a existência de um ancestral comum entre espécies hoje muito diferentes. Assim, podemos nos sentir como primos não tão distantes de morcegos, baleias e macacos. Sua teoria explica o surgimento, o desenvolvimento e a sobrevivência das espécies ao longo das pressões evolutivas distribuídas ao longo do tempo.

As conseqüências dessas idéias são muitas e muito importantes na nossa vida. A exposição exemplifica isso claramente nos campos da genética, ecologia, medicina e farmacologia. Mas é possível ir ainda mais longe.

Na psicologia, algumas lições fundamentais sobre o comportamento do homem derivam de estudos com animais. Quem é que nunca ouviu sobre os famosos experimentos com ratos em labirintos ou gaiolas de treinamento? A noção da familiaridade entre espécies tão distintas, como homens e ratos, só é fornecida pela evolução de acordo com fundamentos darwinistas. Aliás, o próprio Darwin se interessou pelas semelhanças entre as respostas emocionais de homens e animais em um de seus livros.

Darwin também deixou sua marca na psicanálise. Freud, que já chegou a se referir ao pai da teoria da seleção natural como “o grande Darwin”, foi ele mesmo um sagaz teórico da vida instintiva do homem. Quando ainda era estudante de medicina, Freud chegou a dizer a um amigo que gostaria de ter um navio no oceano com todos os equipamentos de que um pesquisador precisa. Mal sabia ele que no futuro navegaria num navio chamado psicanálise pelas turbulentas marés do psiquismo. Mas muito mais do que um modelo de cientista, Darwin legou a Freud a percepção do lado animal do ser humano. Não é possível estudar psicanálise (ou compreender psicanaliticamente o homem) sem considerar a porção animal e primitiva que subjaz à mente humana e cuja natureza às vezes se esconde por trás de nossa aparência civilizada.

Conhecer ou revisitar Darwin, enfim, é mais que aproximar-se da natureza; é também a contemplação da natureza do próprio homem, da vida dentro de si e suas revoluções.

Desculpem-me. Não tenho estes créditos. Li em algum blog. Desculpe-me o autor. Gostaria de lembra o link pra dar os devidos créditos.

Por que o Globo e o PiG (*) estão mais aflitos do que nunca | Conversa Afiada

Por que o Globo e o PiG (*) estão mais aflitos do que nunca | Conversa Afiada: "Falta pouco para a eleição e o Globo, o PiG (*) e a elite branca (e separatista no caso de São Paulo) não têm candidato a Presidente da Republica."

Falta pouco para a eleição e o Globo, o PiG (*) e a elite branca (e separatista no caso de São Paulo) não têm candidato a Presidente da Republica.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Reconhecimento a FHC

FHC será sempre reconhecido pelo povo brasileiro, que tem nele a melhor expressão do anti-Brasil, de tudo o que o povo detesta, ele serve para que se tome consciência clara do que o povo não quer, do que o Brasil não deve ser.

Agência Carta Maior

Bom gosto

CRITICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL
'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.
Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.
Ariano Suassuna

Observação:
O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

BBC - Último Segundo - Brasil começou a ser levado a sério pelo mundo, diz Financial Times

BBC - Último Segundo - Brasil começou a ser levado a sério pelo mundo, diz Financial Times

domingo, 5 de julho de 2009

UTILIDADE PÚBLICA

Utilidade pública - 29 Sites Úteis

01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site GastarPouco.
www.gastarpouco.com

02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
www.cartorio24horas.com.br/index.php

03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços, reservas etc.: www.hotelinsite.com.br

04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:
https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'

05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST: www.soleis.adv.br

06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas:
www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=
07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'

08.. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade:
www.mapafacil.com.br

09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades: http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp

10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades www.dnit.gov.br

11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato: www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta

12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio: www.102web..com.br

13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp

14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
www.picasa.com

16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar: www.mozilla.org.br/firefox

17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com

18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm

19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros: www.a9.com

20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral: www.historiadobrasil.com.br

21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas: www.verbix.com

22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html

23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb: www.dropload.com

24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade: www.sendthisfile.com

25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os indices disponiveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física: www.debit.com.br

26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores, ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS – De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular: www.skype.com

27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo. www.indkx.com/index.htm

28. Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone-GRATIS. Se quizer levantamento completo de tudo o que a pessoa tem como patrimonio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, ai pode custar até US$80,00 com valores intermediarios:
www.ussearch.com/consumer/index.jsp

29 .. Site de camaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo: www.earthcam.com