A História acontece como tragédia e se repete enquanto farsa. Karl Marx. 18 brumário

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ana Rúbia

Repercute a proibição de shows e puxadas em Petrolina pela promotora Ana Rúbia. Os promotores de festas, os ambulantes, seguranças e quem vive de evento ficou prejudicado. Colocaram o Distrito Industrial como opção.
A imprensa toda noticiou o alto índice de garotos alcoolizados na última festa da orla, a mesma orla em que famílias sofrem com os abusos de gritos, desordem e músicas em altos decibéis.
No meio de uma acalorada entrevista o vice-prefeito secretário Domingos Sávio disse irritado no rádio que “era mais uma herança ruim da antiga administração” a construção e localização do pátio de eventos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CRISE

Patriota enfrenta a crise e critica Banco do Nordeste
Desejo parabenizá-lo pela série de reportagens referentes à crise que, segundo algumas autoridades do governo, ainda não chegou ao Brasil, o que não é verdade. Ela pegou de cheio muitas categorias, principalmente os fruticultores do sub-médio São Francisco e os avicultores do Nordeste.
Estive ontem com o Ministro José Múcio, tratando dos graves problemas que atravessam os fruticultores do São Francisco, endividados e sem mercado externo e, dos avicultores do Nordeste, que estão sendo imprensados pelos grandes avicultores do Sul que, não conseguindo exportação, massacram os menores de outras regiões.
Ainda hoje vou me reunir com o deputado Afonso Han, Presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e passar-lhe a situação dos nossos irmãos do sub-médio São Francisco.
Magno, pergunte ao Governo onde está a dinheirama do Fundo Constitucional do Nordeste, repassado para ajudar no desenvolvimento da região, pois, segundo informações, esse banco, quando aceita uma proposta de empréstimo, 30% vai do FCN, com juros de 8% e 70% de recursos próprios, com juros de até 30 ao ano.
Vale ressaltar que o socorro do governo repassado a alguns setores, a exemplo das montadoras, não está segurando o emprego, são eles que mais estão demitindo trabalhadores no país.
Não sei até onde esses dois setores que falei aqui, fruticultura e avicultura, vão suportar essa danosa crise. Ou o governo libera recursos com juros aceitáveis para aquecer suas economias ou a maioria vai fechar suas portas e desempregar milhares de trabalhadores
Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB-PE

Crise no vale

Blog do Magno Martins: "Patriota discute crise - O deputado Gonzaga Patriota (PSB) relatou, ontem, o drama social no Vale do São Francisco gerado pela crise internacional a dois ministros do Governo Lula e depois se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura, Afonso Han. Ainda em Brasília o parlamentar esteve no Ministério da Agricultura para alertar o Governo quanto ao agravamento da crise no setor avícola."

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chapéu de palha

Blog do Magno Martins: "NOVO CHAPÉU – O secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, não descarta a possibilidade de o governador Eduardo Campos criar um programa “Chapéu de Palha” para amparar os trabalhadores que perderam os seus empregos no Vale do São Francisco em função da crise internacional, que afetou drasticamente os exportadores de uva. “Trata-se de uma alternativa que pode entrar na pauta da reunião do secretariado”, diz, adiantando que o modelo ainda é uma incógnita, porque o sertão tem uma realidade distinta da Zona da Mata."

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

BYE BYE MEIRELES

Economia - CartaCapital

Luis Nassif - Sobre economia, política e notícias do Brasil e do Mundo » Bolsa Família contra a crise

Luis Nassif - Sobre economia, política e notícias do Brasil e do Mundo » Bolsa Família contra a crise

Jornal do Commercio - JC - Vale do São Francisco - Notícias - Férias entre as parreiras

TURISMO
Férias entre as parreiras
Além de poder apreciar vinhos, conhecer as vinícolas é um passeio cultural e muito barato
Aberta a temporada de férias, por que não conhecer as vinícolas da região? Com a inauguração de novos receptivos este ano, elas estão prontas para mostrar aos turistas a produção da bebida. Sem contar que é um passeio econômico.
Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, a expectativa para 2009 é chegar a cinco mil visitantes por mês na rota do enoturismo na região. “Ainda deixamos a desejar em relação à infraestrutura, mas à medida que os vinhos do Vale melhoram, a infraestrutura também deve acompanhar”, acredita a presidente.
O roteiro inclui além das visitas às vinícolas, passeio pelo rio São Francisco e diversas opções de restaurantes.
Para conhecer a arte da vitivinicultura, duas empresas incrementaram a estrutura para o enoturismo este ano. Uma delas é a Miolo, que inaugurou em outubro o receptivo da Vinícola Ouro Verde, em Casa Nova (BA).
Logo na chegada, o visitante é recebido por um técnico, em seguida faz o passeio no campo, percorre o trajeto da unidade produtiva, enquanto recebe explicações sobre a produção do vinho e outros produtos da marca. Por fim, os turistas fazem a degustação e entram na sala de varejo, onde podem adquirir os vinhos da empresa.

As vinícolas têm duas finalidades. Além de fazer o marketing do produto, é também uma aula da cultura e história do vinho. Para degustar, é preciso ter um pouco dessa carga cultural”, afirma um dos acionistas da Miolo, Eurico Benedetti. A vinícola funciona para visitação de segunda a sábado, das 9h às 15h e o passeio é gratuito.

Em Lagoa Grande, a 70 km de Petrolina, a Garziera oferece uma estrutura semelhante. O turista conhece as parreiras, produção do vinho e no final, para degustar, são oferecidos petiscos harmonizados com o sabor da bebida. A visita dura duas horas. “Atualmente, recebemos uma média de mil pessoas por mês, mas no período de férias esse número cresce bastante. Em 2009 queremos dobrar a quantidade de visitantes”, afirma o empresário Jorge Garziera, proprietário da Vitivinícula Lagoa Grande, produtora dos vinhos Garziera. A vinícola está aberta todos os dias da semana e a visita custa R$ 10. Os dois roteiros, além da bebida, oferecem belas imagens da natureza local.

Mas 2009 promete ser um ano de novidades para o trade turístico do Vale. A Empetur e Bahiatursa estão articuladas para sensibilizar turistas do exterior e têm novos projetos. Um deles é a promoção de um passeio fluvial difereciado, passando pelas vinícolas, já que elas estão na beira do São Francisco. Também planejam a construção de restaurantes dentro das fazendas produtoras de vinhos. Para as vinícolas, será um ano de incremento dessa atividade. “Nosso foco é fechar parcerias para avançar no turismo”, garante Garziera.

» Serviço: Miolo (74) 3536- 1132. Segunda a Sábado das 9h às 15h. A visita pode ser agendada pelo e-mail turismo@vinhoterranova.com. A Garziera funciona todos os dias, das 8h às 17h e nas sextas-feiras até às 16h.(87) 3869- 9212. Valor: R$ 10.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Frota e pé esquerdo

Frota quebrada - O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), encontrou nada menos do que 60 carros oficiais quebrados na oficina. E está sendo obrigado a andar no seu próprio veículo – uma L-200 – porque até hoje não viu a cor do automóvel usado pelo ex-prefeito Odacy Amorim (PSB). Amorim sucedeu Fernando Bezerra.

TCE vetou - O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PSB), garante que entregou o carro do gabinete que usava no dia-a-dia tão logo passou o cargo para o prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Quanto à frota oficial depenada, disse que tentou fazer um grande leilão, mas o Tribunal de Contas se manifestou contra em três tentativas.

Curtas

PÉ ESQUERDO – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, estreou com o pé esquerdo na presidência do Santa Cruz. No primeiro teste fora de casa, o time perdeu para a frágil seleção de Ipojuca.

09/01/2009
Frente a Frente dá nota zero a Fernando Bezerra
A nota zero do programa Frente a Frente de ontem, ancorado por este blogueiro em cadeia estadual e gerado pela Nossa Rádio FM 106.9, foi dada ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Na condição de presidente do Santa Cruz, missão que aceitou para se tornar popular e disputar o Senado, sua estréia foi um fiasco. O Santa Cruz, time que preside, perdeu para os peladeiros de Ipojuca

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Saiba mais sobre a reforma ortográfica

Desde o primeiro dia do ano, as novas regras ortográficas, determinadas pelo acordo ortográfico entre países que têm o português como língua oficial, passaram a valer no Brasil. O país, contudo, ainda tem até 31 de dezembro de 2012, período de transição, para se adaptar às mudanças que não atingem mais do que 0,5% da forma de escrever. Ate lá, podem ser usados tanto o formato antigo quanto o novo. Depois de quatro anos, a alteração passa a vigorar de vez.
A forma de falar continua a mesma, o que muda é somente a escrita. As principais modificações são: desaparecimento do trema, supressão do hífen em alguns casos, a retirada de acentos em ditongos e a inclusão de três letras (Y, W e K) no alfabeto, que voltam apenas para manter a grafia de palavras estrangeiras. O acento circunflexo também sofreu algumas mudanças. Ele será suprimido nos casos em que dois 'os' ou dois 'es' ficam juntos, a exemplo de vêem e vôo, que passarão a ser grafados sem o acento (voo e veem).

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Peixe assado com escamas. Sal grosso

Peixe Assado em sal grosso EMail
Peixe assado em sal

Ingredientes:

  • 1 unid peixe inteiro aprox 2,5 kg
  • 4 kg sal grosso
  • 2 unid claras de ovo

Preparação:

O peixe deverá ser fresco e nunca congelado
Deverá ter escamas
Ele só deverá ser esvicerado sem retirar as guelrras nem as escamas
Lave e enxugue bem o peixe
Misture as claras ao sal grosso
Faça um lastro de sal grosso numa assadeira ou na travessa onde ira servir
Deite o peixe e cubra com o restante do sal
Devera ficar todo coberto e não formar buracos, bem envolto numa camada de sal de pelo menos um centímetro de espessura.
Leve ao forno alto pré aquecido (220) até que o sal comece a dourar (30 a 40 minutos) ou envolto em papel alumínio na churrasqueira.
Retire e quebre a capa dura de sal que se formou e retire cuidadosamente. As escamas e a pele do Peixe devarão ficar coladas ao sal.
Sirva imediatamante com molhos diversos a gosto